Bola de Ouro é a mais disputada dos últimos anos. Quem leva o prêmio?

Por Rafael Perez

Há muitos anos não vemos um prêmio de melhor do mundo tão disputado quanto o dessa temporada.  De um lado o francês Franck Ribéry, campeão europeu pelo Bayern de Munique e eleito o melhor jogador da temporada 2012/2013 pela UEFA. Do outro o português Cristiano Ronaldo, melhor do mundo de 2008 e que vive seu melhor ano na carreira, com 66 gols marcados*.

Antes de qualquer coisa é preciso explicar porque esses dois jogadores são vistos como os grandes favoritos à Bola de Ouro. Lionel Messi (veja o raio-x dos gols do craque aqui), atual tetracampeão do prêmio, teve um ano cheio de lesões pelo Barcelona e mesmo tendo sido campeão espanhol na última temporada, deve ficar longe dos incríveis 91 gols marcados em 2012.

Com o desempenho fraco do argentino comparado aos últimos anos, Ribéry e Ronaldo conseguiram se destacar. O francês foi um dos principais nomes do título do Bayern na Champions League. Seu nome passou a ser visto como certo para o prêmio da FIFA e ele mesmo passou a fazer “campanha”. “Antes eu era bom, agora sou o melhor”, disse o meia. Cristiano Ronaldo (raio-x aqui) não ganhou títulos pelo Real Madrid, mas sua espetacular média de gols e o protagonismo pela seleção portuguesa fazem com que ele esteja próximo de sua segunda Bola de Ouro.

Ribéry recebendo o prêmio de melhor jogador da Europa. (Foto: AP)

Ribéry recebendo o prêmio de melhor jogador da Europa. (Foto: AP)

A disputa, porém, já está cheia de polêmicas. O ex-craque do Barcelona Hristo Stoichkov fez críticas ao prêmio e deu a entender que Ribéry estaria contando com ajuda nos bastidores do também francês Michel Platini, presidente da UEFA. Já o ex-atacante do Manchester United teria sido beneficiado pelo adiamento do fim da votação, que seria no dia 15 e mudou para o dia 29, próxima sexta-feira. Com isso os votantes puderam ver o show do português pela repescagem das eliminatórias da Copa, contra a Suécia.

Além dos favoritos já citados, outros nomes podem ser lembrados entre os 3 finalistas, que serão anunciados no dia 9 de dezembro. Ibrahimovic, em incrível temporada pelo PSG; Neymar, campeão e melhor jogador da Copa das Confederações; Iniesta, destaque na seleção espanhola e no Barcelona; e mesmo Lionel Messi, que apesar de não ter sido tão espetacular como nos últimos anos conseguiu a Chuteira de Ouro, como artilheiro entre as ligas nacionais europeias na temporada passada.

Qualquer um dos nomes citados tem seus méritos e pode receber o prêmio com justiça. Na minha opinião, Cristiano Ronaldo deve ser o eleito. O português só não conseguiu títulos pelo Real Madrid pela inconsistência da equipe e mesmo sem taças se destacou muito. Agora é esperar pelo dia 13 de janeiro, quando o vencedor será anunciado em Zurique, na Suíça. E para você, quem deve receber a Bola de Ouro?

Narração espetacular de narrador português no show de Cristiano Ronaldo contra a Suécia. Vale a pena ver!

* Até o dia 19/11, segundo o site www.futdados.com.

Anúncios

Publicado em 26/11/2013, em Futebol Europeu e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. – Ribery (Campeão da Champions, Bundesliga, Supercopa da Europa, Copa da Alemanha, possível campeão Mundial em Marrocos, jogador mais talentoso do Bayern ao meu ver);

    – Ronaldo (Campeão de nada. Artilhero da Champions com 12 gols. Seus números goleadores são bem altos e o Real Madrid depende absurdamente de seus gols, tenho certeza também que será em dois anos o máximo artilheiro da história do Real Madrid.)

    – Leo Messi (Campeão Espanhol e da Supercopa da Espanha. Ganhador da bota de ouro (máximo goleador europeu) e artilheiro do último campeonato espanhol. Messi só perde sua quinta Bola de Ouro por causa das leões, única chance de algum jogador levar o prêmio, quando o gênio não setá 100% fisicamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: